quinta-feira, 30 de abril de 2009

Inter confirma futebol show



Inter da show novamente, 3x0 no Náutico, nos estádio dos Aflitos, pela Copa do Brasil, gols marcados por Nilmar, Taison e Marcelo Cordeiro.


O time pernambucano tinha uma invencibilidade de 17 partidas em seu estádio.O Náutico não perdia lá desde Outubro de 2008, perdendo para o Flamengo.


Dia 06 de maio será o jogo de volta, onde o Inter tem a vantagem de poder perder até por 2 gols que estará classificado.


Com esta vitoria o Internacional, confirmou sua superioridade, sendo uns dos favoritos para ser campeão da copa do Brasil.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

EMPRESTIMO DE DINHEIRO CUIDADO

Quando estiveres apertado de dinheiro ou querendo adquirir um bem tão sonhado, não caia na tentação do emprestimo facil, aquele dos papeis dados por panfleteiros nos grandes centros.

Pois este dinheiro é muito facil receber, depois na hora de pagar e que vimos as armadilhas não vista na hora da assinatura do contrato.

Informe-se antes de assinar o contrato de emprestimo, taxas de juros aplicadas, custos de financiamento, procure mais de uma financeira, compare as vantagens e desvantagens de cada uma, agindo assim terás mais chance de não teres prejuizos, vale a pena buscar alternativas.

Escolhida a financeira leia com atenção todas as clausulas e esclareça as duvidas, se necessario peça-as por escrito, pois o emprestimo é um acordo transparente não pode haver duvidas.

O contrato de emprestimo deverá gerar o resultado desejado:quitar debito anterior, ou adquirir um bem planejado, nunca desvie os recursos para outros fins.

As prestações devem ser de valores que possa saldar nas datas de vencimento sem interfirir em outros compromissos.

Evite prazos longos, se puder evite o EMPRÉSTIMO

domingo, 19 de abril de 2009

Inter 8 x Caxias 1 - foi um massacre



Hoje 19 de Abril de 2009, o Internacional tornou-se Bi-Campeão Gaúcho, invicto, sem perder nem um jogo.
Oito gols repetiu-se o escore do ano de 2008, contra o Juventude, também de Caxias do Sul, numa tarde memorável onde todos os jogadores, foram aplicados, tendo feito 7 gols de forma implacável, não deixando o time Grena respirar, pois foi sufocado por jogadas rápidas entre Nilmar e Taison, DAlexandro e Magrão,Guinasu incansável, a defesa firme, nos últimos minutos com um gol de Álvaro fechou o placar elástico
.Mais uma vez o nosso tradicional adversário escapou, ficou pelo caminho e não enfrentou o Inter, esse resultado eu queria era em um Grenal.
Quem sabe no próximo ano.
Parabéns torcedores, dirigentes, jogadores, comissão técnica,Campeão de tudo

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PARA SER CAMPEÃO GAUCHO 2009 SÓ FALTA UMA PARA O INTER

No próximo domingo, dia 19 o Internacional atual campeão Gaúcho, disputará mais um jogo que poderá ser Campeão duas vezes, Taça Fábio Koff e Campeão Gaúcho

O Colorado da beira Rio deverá ter todos os titulares a disposição do treinador Tite.

Nilmar que saiu lesionado, do jogo de domingo contra a Ulbra, fez tratamento e já esta a disposição e o grande zagueiro goleador Indio que esta com um desconforto também deverá atuar.

Não será um jogo fácil, pois o Caxias em seus últimos jogos derrotou equipe de primeira grande do futebol gaúcho, Grêmio, Juventude, Veranopolis.



Vamo, Vamo, Inter, tua torcida acredita

terça-feira, 14 de abril de 2009

Febre amarela - locais para vacinação em Porto Alegre

Febre amarela: Saúde estuda ampliar número de postos em Porto Alegre
Até agora, sete postos já oferecem a imunização contra a doença

A Secretaria Municipal de Saúde estuda ampliar o número de postos de vacinação contra a febre amarela. Ainda não há definição sobre a quantidade de unidades de saúde a serem incluídas na lista de oferta. A medida deve ser anunciada ainda esta semana. Até agora, sete postos já estão imunizando contra a doença em Porto Alegre.

Neste mês, o Posto de Saúde Modelo, o mais procurado da Capital, está realizando uma média de 420 doses da vacina por dia. Em Janeiro foram aplicadas 4.726 doses, em Fevereiro, 6.538, e em Março, 1.947. Na manhã desta terça-feira, dezenas de pessoas esperavam na fila para receberem a imunização contra a doença.

Locais para vacinação em Porto Alegre:
UBS Santa Cecília - São Manoel, 543
UBS Tristeza - Wenceslau Escobar, 2442
UBS Assis Brasil - Assis Brasil, 6615
• Centro de Saúde IAPI - Três de Abril, 90 - Telefone: (51) 3341-9900
• Centro de Saúde Navegantes - Presidente Roosevelt, 5
• Centro de Saúde Santa Marta - Capitão Montanha, 27
• Centro de Saúde Modelo - Jerônimo de Ornelas, 55

Fonte - ZEROHORA.COM

AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: O QUE FAZER DIANTE DO DERRAME

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame cerebral, é uma doença séria que pode causar seqüelas irreversíveis se a pessoa não for atendida rapidamente. Conheça suas causas, formas de tratamento e reabilitação.
O que é AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um "acidente" em um dos vasos sangüineos que irrigam a região cerebral. Pode ocorrer por um entupimento desses vasos, impedindo a circulação sangüínea, caracterizando o "AVC isquêmico", ou, ainda, um vaso sangüineo pode se romper provocando um sangramento no cérebro. Nesse caso, a denominação é "AVC hemorrágico".
O que provoca
O AVC pode ser causado por várias doenças, mas também existem fatores de risco. Os mais comuns para os tipos isquêmicos são pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e taxas de colesterol e triglicérides altas. Pode acometer pessoas fumantes. No caso do AVC hemorrágico, os fatores que o ocasionam são a pressão alta, distúrbios de coagulação e, eventualmente, a presença de aneurisma cerebral (dilatação das paredes de artérias ou veias), que é congênito (a pessoa nasce com ele).
Quais os sintomas
Os sintomas do AVC dependem da parte do cérebro que foi lesada. Em geral, pode haver dificuldade na fala e nos movimentos ou alterações na visão. Formigamento ou fraqueza em uma das partes do corpo também é comum, além de dor de cabeça repentina. Estes sintomas são os mais comuns e podem até ter relação com outro problema, mas a recomendação é que a pessoa procure imediatamente um hospital.
Seqüelas
O AVC, em geral, deixa seqüelas que são mais ou menos graves, dependendo da área do cérebro afetada e do tempo que o paciente levou para ser atendido. As mais comuns são paralisia total ou parcial (de um lado do corpo, pode ser esquerdo ou direito); a alteração da fala, tanto no que diz respeito a expressão, quanto na compreensão; alterações visuais, dificuldades que podem atingir um lado do campo esquerdo ou direito e alterações de memória.
Tratamento
A pessoa que sofre AVC isquêmico deve procurar imediatamente um médico neurologista para prescrição de medicamentos apropriados para dissolver os coágulos, causado por entupimento de vaso, para que o sangue volte a circular normalmente na região cerebral atingida.
Reabilitação
A reabilitação de quem sofre AVC é importante no tratamento, passado o momento agudo do acidente. Existem várias formas de reabilitação e sua aplicação vai depender do tipo de comprometimento neurológico que a pessoa tiver. Por exemplo, no comprometimento motor, há intervenções fisioterápicas de várias naturezas. Se o paciente tiver alteração na fala, a Fonoaudiologia pode ser recomendada. Outros tipos de distúrbios neuropsicológicos, por exemplo, distúrbio de atenção, podem ser reabilitados com tratamentos neuropsicológicos. Existem recursos e reabilitação em várias esferas. Somente um especialista pode prescrever o melhor tratamento e a reabilitação adequados para cada caso.
Faixas etárias atingidas
O AVC atinge todas as faixas etárias, sendo raro na infância. É mais freqüente nas pessoas acima de 45 anos. Há isquemias relacionadas com os pacientes que têm diabetes e hipertensão arterial, mas existem outros fatores de risco que são comuns em pacientes mais jovens, como os sangramentos cerebrais por aneurisma, que podem acontecer entre a terceira e quarta décadas da vida. Há também casos de AVC causados por uso de pílula anticoncepcional ou consumo de drogas.
Fonte: Texto extraído do Jornal da AME-Associação Metroviários dos Excepcionais, ANO IV - no. 23 - setembro de 2000.
As vezes alguem com esta com algum destes sintomas, faça o individuo procurar recursos(hospital, posto de saude, medico) se não for nada beleza, e for um AVC j´estará sendo monitorado.
Abraços Antonio

domingo, 12 de abril de 2009

Internacional x Caxias final Gauchão 2009.

O Inter no ano de seu centenario, esta proximo de ser CAMPEÃO GAUCHO 2009 invicto, basta vencer a forte equipe grena de Caxias do Sul, que tem como treinador Argel ex jogador, oriundo das categorias de base do Inter. sua equipe superou o Juventude pelo placar de 2x0.
O partida que decidirá o Campeão da fase Fabio Koff será no Gigante da Beira Rio, um dos maiores e mais belo palco para jogos de futebol no Brasil. O Inter bateu a Ulbra pelo placar de 4x0, com o goleiro Lauro tendo defendido uma penalidade a favor da Ulbra, uma bela defesa em tres oportunidades na mesma jogada.
Dificelmente o Inter com esta campanha invicta deixará passar este campeonato.
Os gols Colorado foram marcados por Nilmar aos 10 minutos, Alecsandro aos 14 minutos , D'Alessandro 47 minutos do 1ª tempo, e Rosinei aos 31 minutos da fase final.
Como Colorado parabens Fernandão campeão no Catar.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Febre amarela: número de cidades gaúchas sob risco chega a 272



Vacinação contra a doença deverá incluir 30% da população gaúcha,





Mais 71 municípios estão na zona de risco da febre amarela no Rio Grande do Sul, o que eleva a 272 o total. Com essa abrangência, a vacinação contra a doença deverá incluir 30% da população gaúcha. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O secretário da Saúde, Osmar Terra, disse que a vacinação será estendida a toda a região da Serra porque a área está no mesmo ecossistema onde foram registrados casos de contaminação em bugios. Os últimos animais mortos foram encontrados em Guabiju, Muitos Capões e Rio Pardo.

Esta reportagem foi copiada do ClicRbs. Achei importante divulgar na intergra, por tratar-se de um assunto atual.
Gisele Loeblein gisele.loeblein@zerohora.com.br

quarta-feira, 8 de abril de 2009

TABAGISMO - FUMANTE PASSIVO







FUMANTE PASSIVO
O QUE É?
O fumante passivo é o indivíduo que não fuma, mas está exposto à fumaça de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho. O cigarro é o maior poluidor ambiental doméstico, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados no trabalho, nas residências ou em locais de lazer há grande risco de exposição excessiva a esta fumaça.
Os efeitos nocivos de fumar ativamentesão conhecidos há muitas décadas. Atualmente se reconhece que os não fumantes têm muitas das doenças que os fumantes costumam apresentar, justamente por estarem expostos à fumaça do cigarro.
QUEM SÃO FUMANTES PASSIVOS?
As pessoas com maior risco de sofrerem as conseqüências do fumo passsivo são aquelas que moram com fumantes ou as que trabalham em ambientes em que é permitido fumar. O local de trabalho é a principal fonte de exposição à fumaça do cigarropara profissionais que não moram com fumantes, principalmente os que trabalham em restaurantes, bares, bingos, cassinos.
Estima-se que aproximadamente 700 milhões de crianças, ou seja, quase a metade das crianças de todo o mundo são fumantes passivas, principalmente devido ao hábito de fumar de seus pais.
CONSTITUINTES DA FUMAÇA DO CIGARRO
Na queima de um cigarro são liberadas mais de 4000 substâncias na forma de gases e partículas. Algumas têm propriedades irritativas e mais de 60 são conhecidas como carcinogênicas (que podem provocar câncer) em humanos e animais. Os componentes gasosos da fumaça são o monóxido de carbono (principal constituinte), o dióxido de carbono, a amônia, o formaldeído, a acroleína, a dimetilnitrosamina e o hidróxido de cianeto. A porção particulada da fumaça é constituída de nicotina, alcatrão, benzeno e benzopireno.
O fumante passivo fica exposto à fumaça do cigarro que é exalada pelo fumante e à fumaça da queima final do cigarro. A fumaça, exalada pelo fumante, é mais concentrada, contém maior umidade e mais substâncias voláteis, porém é menos tóxica do que a fumaça exalada do cigarro, produzida pela sua queima entre as tragadas ou quando este é abandonado ainda aceso, possui maior quantidade de compostos tóxicos como por exemplo, N-nitrosaminas, benzopirenos, monóxido de carbono, nicotina e metais pesados.
A quantidade de substâncias tóxicas absorvidas pelo fumante passivo depende da:
duração da exposição;
quantidade e qualidade de ventilação do ambiente;
número de cigarros e de fumantes no local;
qualidade do filtro de alcatrão do cigarro.
CONSEQÜÊNCIAS DO FUMO PASSIVO EM ADULTOS
As principais manifestações clínicas em fumantes passivos adultos são sintomas respiratórios em pacientes sadios, exacerbação de efeitos irritativos em pacientes alérgicos, aumento da taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares (25 a 35%), de câncer de pulmão, desenvolvimento de câncer do colo do útero, boca, garganta, laringe, esôfago, bexioga, rim, pâncreas, cérebro, tireóide e mama.
Asmáticos expostos à fumaça do cigarro têm maior risco de dispnéia (falta de ar) e de restrições das atividades diárias. Adultos continuamente expostos à fumaça do cigarro têm maior risco de desenvolver asma do que os não expostos (40 a 60%).
As principais queixas físicas apresentadas pelos fumantes passivos são: ardência ou queimação das mucosas com irritação ocular e da garganta, náuseas, cefaléia, espirros, congestão nasal, rinite e tosse.
CONSEQÜÊNCIAS DO FUMO PASSIVO EM CRIANÇAS
Crianças expostas à fumaça do cigarro têm maior risco de apresentarem doenças infecciosas do trato respiratório (bronquite, bronquiolite, crupe e pneumonia), otite média, asma, doenças cardiovasculares, distúrbios de comportamento e do desenvolvimento neurológico e câncer, principalmente do pulmão. Todos estes efeitos são muito semelhantes aos descritos em adultos, mas as crianças são mais suscetíveis à toxicidade da fumaça do cigarro por serem imaturos em sua constituição.
Filhos de fumantes parecem ter dificuldade de aprendizado, atraso no desenvolvimento da linguagem e mais problemas de comportamento, como hiperatividade, distúrbios de conduta e desatenção. Por fim, crianças que são fumantes passivas têm mais chances de tornarem-se fumantes no futuro.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PREVENÇÃO DO FUMO PASSIVO?
Filhos de pais e mães que não fumam terão maior probabilidade de não serem fumantes.
Aumento de produtividade em ambientes de trabalho onde não é permitido fumar.
Ambientes onde não é permitido fumar têm menor risco de incêndio e outros acidentes.
As pessoas que freqüentam ambientes onde não é permitido fumar têm menor custo com a saúde.
Há maior durabilidade e menor custo de manutenção e de substituição de equipamentos, móveis e carpetes em locais onde é restringido fumar.
As restrições para fumar estimulam os tabagistas a diminuírem o número de cigarros consumidos ou até parar de fumar.
Não fumantes que trabalham em locais com regulamento têm mais probabilidade de solicitar a um visitante que não fume em sua residência.
O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITAR RISCOS E DIMINUIR O FUMO PASSIVO NOS NOSSOS AMBIENTES?
Aplique as leis de restrição de fumar em ambientes públicos fechados (escolas, hospitais, bibliotecas, ônibus, etc...).
Procure informação e aconselhamento sobre fumo passivo.
Divulgue os conhecimentos sobre os prejuízos dos fumantes passivos.









PEQUISA DA INTERNET

terça-feira, 7 de abril de 2009

Sal em demasia faz mal a saúde, se liga.




Pequena redução na ingestão de sal evitaria milhares de mortes, diz estudo para cada grama de sal que os americanos reduzissem de sua alimentação diária, haveria 250 mil casos a menos de doença cardíaca e 200 mil menos mortes em uma década, segundo estudo apresentado este mês na conferência anual da American Heart Association, nos EUA. Os resultados foram derivados de uma simulação em computador sobre doença cardíaca com adultos. “Uma redução muito modesta na quantidade de sal – dificilmente detectável no sabor da comida – pode ter benefícios drásticos para a saúde dos americanos”, escreveu a pesquisadora Kirsten Bibbins-Domingo, da Universidade da Califórnia. O estudo mostrou que uma redução de 3g na ingestão de sal resultaria em 6% menos casos novos de doença cardíaca, 8% menos enfartos e 3% menos mortes. Apesar do consumo excessivo de sal ser associado a pressão alta e doença cardíaca, americanos e brasileiros ingerem, em média, cerca de 10g de sal – principalmente em alimentos prontos – quando o recomendado é apenas 4g.Blog Boa Saúde
Registado

segunda-feira, 6 de abril de 2009

GRENAL 376 - HUMOR


SUPERIORIDADE COLORADA

DESDE 2007 ELES NÃO SABEM

O QUE E GANHAR

domingo, 5 de abril de 2009

SUPERIORIDADE COLORADA NO GRENAL 376




ANDREZINHO
Aos 35min, Nilmar sofreu falta dentro da area do Gremio. Andrezinho foi o indicado para a cobrança, bateu firme e forte no canto da goleira defendida por Vitor era gol 1x1 ainda na primeira etapa de jogo.

INDIO MAIS UMA VEZ MATOU OS IMORTAIS
Com um passe milimetrico, preciso sobre os zagueiros do Gremio, dado pelo argentino D'Alessandro, Indio com uma flecha recebeu a bola e colocou no fundo da rede, era o gol da virada, gol que aproxima o Inter da decisão. Com este gol Indio se tornou o zagueiro o goleador de todos os tempos em GRENAIS pelo Inter.


D'ALESSANDRO RETORNOU EM GRANDE ESTILO

O argentino D´Alessandro voltou ao time em grande estilo. Retornou depois de alguns dias em tratamento de uma lesão, o meia entrou aos 19min do segundo tempo no lugar de Andrezinho, que também foi muito bem, marcando inclusive o gol de empate. Pois D´Alessandro entrou e mostrou o seu grande talento mais uma vez. Foi dele o passe genial para Índio, no lance do segundo gol colorado.


FAZ TEMPO QUE O INTER NÃO PERDE PARA O GREMIO
São sete classicos em que o Inter não perde para o Gremio. A ultima derrota do Inter foi há dois anos, nos ultimos quatro só vitorias .


POSSE DA DIRETORIA E.C.PIRATINI 2009/2010

Neste dia 04 de abril, foi empossada a nova Diretoria do E.C . Piratini para o bienio 2009/2010, que terá como Presidente e Vice Presidente, dois fundadores, Mario Cesar Presidente e Paulo(Soneca) como Vice, que estão com planos de fazer o Piratini ainda maior.


Na fase de transição, a Diretoria do bienio 2007/2008, em conjunto com a nova diretoria empossada no dia de ontem, já estavam se reunindo para definir os rumos para esta nova empreitada.


Um dos objetivos é no proximos dias o termino da redação do Estatuto, para analise do Grupo e posteriormente o ser passada para o Advogado da o ok, e entrarmos com a documentação necessaria para termos o CNPJ, este passo será muito importante para alavancamos projetos futuros e nos firmamos como mais uma Associação, uma grande Associação.


Tenho plena confiança que estamos num crescente e conclamos a todos que fazem parte do Piratini se juntem e tenham um comprometimento, nossos jovem e crianças precisam vivier em sociedade e nós somos o exemplo para eles.



Abraços.

DOENÇAS CONTAGIOSAS

Doenças Contagiosas

As campanhas de vacinação existem porque o serviço de imunização em postos de saúde não é feito rotineiramente. Elas são programadas, na realidade, para as pessoas menos esclarecidas.

A mãe que já cumpre as suas obrigações com as vacinas do filho, e que sabe que a criança está bem vacinada, não tem necessidade de levá -la para repetir as doses nas campanhas de vacinação. É um desperdício, que pode levar até um tempo remoto.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações abrange praticamente todas as doenças consideradas mais perigosas, como a poliomelite, o sarampo, a coqueluche, a difteria e o tétano. Abaixo são descritas as principais características de algumas doenças contagiosas :

Sarampo

Principais Características - Causada por vírus. É uma doença potencialmente grave, sobretudo em países subdesenvolvidos, onde é grande a população de crianças desnutridas. Ocorre, predominantemente, durante o inverno e a primavera.

Incubação De 8 a 14 dias.

Principias sintomas - Mal -estar geral, febre, coriza, hiperemia conjuntival e tosse, que vai se acentuando com o passar dos dias.

Contágio - Até 7 dias após o aparecimento dos sintomas.

Transmissão - Por gotículas nasofaríngeas eliminadas por tosse ou espirro, sendo transmitidas pelo ar, ou por intermédio de uma terceira pessoa ( mecanismo de transmissão mais raro ).

Tratamento - O tratamento do sarampo não-complicado é sintomático. Repouso, dieta leve ou líquida durante o período febril, e proteção da pele. Na conjuntivite, limpeza ocular com água morna. Para tosse, umidificar o ambiente e tranquilizar o enfermo. Para a febre, antitérmicos.

Isolamento - Desde o aparecimento dos sintomas até o quinto dia após a manifestação cutânea ( período de transmissão da doença).

Complicações na criança- Dermatológicas e gastrintestinais.

Complicações no adulto - Dermatológicas, cardíacas, gastrintestinais, oculares e hepáticas.

Seqüelas na gestação - Maior índice de abortamento e prematuridade.

Prevenção - Vacina.

Imunidade - Vacina prévia.

Poliomelite / Paralisia infantil

Principais características - Causada por vírus que são mais estáveis do que a maioria dos vírus, sendo capazes de permanecer viáveis durante períodos prolongados , na água, no leite e em outros alimentos.

Antes da disponibilidade das vacinas, a poliomelite era uma doença cosmopolita, observada em todos os continentes - sendo comuns as epidemias nas zonas temperadas - com maior incidência no verão.

Incubação - Varia de 5 a 35 dias, durando comumente uma a duas semanas.

Principais sintomas -

Forma abortiva: Febre, anorexia, cefáleia, coriza, dor para engolir alimentos, naúseas, vômitos, diarréia e dor abdominal. Não deixa sequelas.

Forma meningítica : Aos sintomas presentes nas forma abortiva segue - se o aparecimento da síndrome meníngea ( ou seja, sintomas das doenças que acometem a meningite - membrana que recobre o cerébro : febre, dor de cabeça, vômitos e rigidez da nuca), sem a presença de paralisias; nesses casos não se observam distúrbios da consciência e a evolução é benigna. Alguns casos podem evoluir para epilepsia.

Forma paralítica: A fase paralítica da doença dura de três a cinco dias e é representada por síndrome infecciosa semelhante à observada na forma abortiva. A febre tem duração e intensidade variavel. Podem ocorrer convulsões, embora não sejam comuns em crianças com baixa idade. Provoca paralisia principalmente nos membros inferiores, provocando atrofia dos músculos. Isso acontece rapidamente na fase aguda da doença e se instala definitivamente.

Transmissão : À ou alimentos contaminados penetram no organismo através da mucosa orofaríngea ou intestinal.

Tratamento : Na fase aguda, o tratamento da poliomelite é fundamentalmente sintomático.

Contágio : 5 dias em média, estendendo - se por, no máximo, 10 dias.

Cuidados importantes : No período de vigilância e repouso absoluto são prioritários os seguintes cuidados com o paciente : sedação, manuntenção dos membros comprometidos em posição funcional, recorrendo a coxins protetores, com o objetivo de evitar agravamento das deformidades, dieta hiperprotéica e hipercalórica, correção de eventuais desequilibrios hidroeletrolíticos.

Prevenção : Vacina

Imunidade : Vacina ou infecção prévia.

Coqueluche

Principais características : Causada por bactéria, provoca crises se tosse. Pode ter evolução prolongada e complicações respiratórias. Acomete mais frequentemente crianças com menos de 10 anos de idade, nos meses frios.

Incubação : De 7 a 14 dias, podendo às vezes estender - se por até 20 dias.

Principais sintomas : Febre, coriza, espirros, lacrimejamento, tosse seca ou irritativa e vômito.

Trasmissão : Contato direto.

Tratamento : Os doentes devem ser mantidos em repouso relativo e em ambientearejado, evitando as mudanças súbitas de temperatura, a movimentação excessiva e as emoções. As refeições devem ser pouco volumosas e oferecidas com intervalos mais curtos.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : vacina ou infecção prévia.

Difteria

Principais características e sintomas:

Formas nasais : Semelhante ao resfriado comum, com coriza e febre. A forma faringoamigdaliana é a mais freqüente, com febre, mal - estar geral e dor de garganta.

Forma laríngea : Configura um quadro de laringe aguda, com tosse seca, rouquidão, estridor laríngeo (barulho provocado pela laringe durante a passagem do ar ) e dificuldade respiratória.

Acometimento em outras áreas : A pele é mais comum. Vagina, ouvido e conjuntiva ocular são raras vezes acometidos pelo bacilo diftérico.

Incubação : Entre duas e quatro semanas do início da evolução.

Trasmissão : Por contato íntimo, bem como por gotículas e secreções nasofaríngeas.

Tratamento : Objetiva fundamentalmente a erradicação do agente infeccioso. Baseia -se no emprego do soro antidiftérico e de antibióticos. As medidas terapêuticas gerais referem -se a alimentação, hidratação e higiene.

Isolamento : Com o uso de tratamento específico, o isolamento do paciente pode ser suspenso no fim de 2 ou 3 dias.

Complicações na criança : Acomete predominantemente crianças que vivem em condições precárias de higiene, e se define clinicamente pele presença de pseudomembrana localizada, de início, quase sempre na faringe.

Complicações nos adultos : Podem -se observar evidências do acometimento de múltiplos òrgãos e tecidos na difteria. As complicações mais comuns e de maior significado clínico são referentes ao coração, ao sistema nervoso, aos rins o às adrenais. A obstrução das vias respiratórias pelas pseudomembranas e pelas secreções acumuladas constitui causa frequente de morte.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : Vacina ou infecção prévia.

Varicela ou catapora

Principais características : Conhecida popularmente como catapora, caracteriza -se por ser doença infecciosa causada pelo vírus varicela - zoster. Embora possa ser observada em adultos, a varicela atinge sobre tudo as crianças com menos de oito anos de idade.

Incubação : varia de 10 a 21 dias.

Principais sintomas : febre, fraqueza, anorexia ( falta de apetite), mal -estar geral, cefaléia, dor nos músculos e lesões vesiculares no tronco, membros e cabeça.

Período contagioso : o contágio ocorre enquanto houver lesões vesiculares.

Trasmissão : Por contato direto , por meio de gotículas nasofaríngeas ou de secreções do trato respirátorios superior dos indivíduos infectados, ou por intermédio de partìculas contaminadas provenientes das lesões cutanêas.

A trasmissão transplacentária verifica - se raramente, dando origem à varicela congênita, quando a infecção materna ocorre no início da gravidez, ou à varicela neonatal, se a mãe se a mãe for acometida poucos dias antes do parto.

Tratamento : Na maioria dos casos o único tratamento requerido é o sintomático, indicando -se antitérmicos e antipruriginosos (uso tópico de talco mentolado e/ou administração oral de anti -hitamìnico).

Isolamento : Os pacientes hospitazados devem ser mantidos em isolamento até 6 dias após o aparecimento de exantema - erupções avremelhadas na pele. Os imunocomprometidos com varicela ficarão isolados durante toda a evolução da doença.

Complicações no adulto : As complicações da varicela são raras e benignas em indivíduos normais, sendo, porém, muitas vezes graves e eventualmente fatais em pessoas com déficits imunológicos, sobretudo em doentes com leucemia ou linfoma e/ou que estejam recebendo corticosteróides ou outros medicamentos imunodepressores.

O acometimento poderá ser localizado, múltiplo ou generalizado. Existem complicações cutanêas, pulmonares e neurológicas, além de hemorragias. Hepatite, cardite, glomerulonefrite, orquite ( inflamação dos testículos ) e artrite constituem complicações raras da varicela.

Sequelas na gestação : Poucos casos de varicela congênita, em que houve malformações congênitas associadas à infecção materna nos primeiros meses de gravidez, foram descritos na literatura.

As alterações observadas nos recém - nascidos foram : bixa peso, extensas cicatrizes cutanêas, hiprofilia dos membros, distúrbios oculares ( cariorretinite, microftalmia e atrofia óptica ), retardo mental e suscetibilidade às infecções.

A varicela neonatal ocorre quando a infecção materna se dá próximo ao momento do parto, podendo ser benigna ou grave, esta com complicações e alto índice de mortalidade. A doença é benigna quando se verifica a infecção materna cinco ou mais dias antes do parto.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : Vacina ou infecção prévia.

Caxumba

Principais características : Causada por vírus, ocorre predominantemente na infância. A maior concentração de casos de caxumba ocorre durante o inverno e no início da primavera, principalmente nos grandes centros urbanos.

Incubação : De 14 a 25 dias.

Principais sintomas : Febre, calafrios, anorexia, mal - estar geral, cefaléia, dor de garganta e dor nos músculos, que podem preceder de 2 a 3 dias a tumefação da parótida ( inchaço nas glândulas salivares localizadas adiante e abaixo de cada orelha). Dor referida no ouvido, localizada próximo ao lóbulo da orelha, que se acentua com os movimentos da mastigação.

Contágio : de 2 dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas e sinais at´pe e regressão da hipertrofia das glândulas salivares (fim do inchaço).

Trasmissão : Contato direto, por gotìculas expelidas do trato respiratório superior de indivíduos infectados.

Tratamento : A caxumba é quase sempre uma doença benigna e autolimitada, indicando -se no seu tratamento apenas repouso, medicamentos sintomáticos e cuidados gerais. Recomenda -se a prescrição de ácido acetilsalicílico para o controle de febre e da dor. Não existe nenhum medicamento antiviral, com atividade demonstrada contra o vírus da caxumba, que possa ser eventualmente indicado nos casos graves da doença.

Isolamento : 9 dias a partir do início dos sintomas.

Sequelas na gestação : A ocorrência de caxumba no início da gravidez tem sido associada com o aumento da incidência de morte fetal e abortamento.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : Vacina ou infecção prévia.

Rubéola

Adquirida e congênita

Principais características : Causada por vírus. a errupção cutânea tem início normalmente na face e na região retroarticular ( atrás da orelha), progride rapidamente e generaliza -se no fim de aproximadamente 24 horas. À medida que o exantema ( erupcões avermelhadas na pele) alcança os membros, vai desaparecendo na face e no tronco. Ocorre endemicamente em todos os continentes, predominando na primavera e no inverno.

Incubação : Varia entre 14 e 21 dias ( 18 dias em média).

Principais sintomas :

Rubéola Adquirida : Nas crianças passa desapercebida quase sempre, sendo as erupções avermelhadas na pele o primeiro sinal evidente da doença, às vezes precedido por coriza discreta e dierréia.

Em adolescentes e adultos ocorre dor ocular, deglutição dolorosa, cefeléia, dor nos músculos, febre, calafrios, naúseas e/ou falta de apetite. Podem também ocorrer mal - estar geral, tosse, coriza e heperemia conjuntival. Um aumento do volume de glânglios linfáticos ( particularmente os existentes atrás da orelha e no pescoço ) è comumente observado 4 a 10 dias ( até 18 dias ) antes da instalação das erupções avermelhadas na pele.

Rubéola congênita : O recém - nascido pode, apesar de infectado, apresentar -se sem nenhuma lesão ou distúrbio aparentes. Muitas anomlias poderão passar desapercebidas nos primeiros meses ou anos de vida, particulamente as alterações auditivas e visuais.

Uma das manifestações mais comuns da síndrome da rubéola congênita, já evidente ao nascimento, é o retardo de crescimento, que persiste após o parto. Surdez neuro - sensorial é a manifestação mais frequente da doença, podendo ser parcial, completa, uni ou bilateral; muitas vezes é a única manifestação da rubéola congênita.

Contágio : Até 1 semana depois do aparecimento do exantema ( erupções avermelhadas na pele).

Trasmissão : Por secreções nasofaríngeaas ou , indiretamente, por partículas contaminadas veiculadas pelo ar, assim como pela urina de crianças com rubéola congênita.

Transmissão congênita : Ocorre principalmente no primeiro trimestre da gravidez. O vírus da rubéola é trasmitido ao feto durante a infecção materna. O risco de infecção fetal depende fundalmentalmente da idade gestacional em que a rubéola materna ocorre.

Tratamento :

Rubéola Adquirida - Sintomático: antitérmico/analgésico e antiinflamatório são os medicamentos cuja prescrição se torna necessária com maior frequência.

Rubéola congênita - Não há tratamento específico. Aterapêutica deve ser orientada para a correção ou atenuação das alterações existentes : intervenção cirúrgica para as malformações congênitas cardíacas, Aplicação de medidas apropriadas ( em clínicas especializadas) para as deficiências auditivas, e assim por diante. Não parece estar indicada a cortiterapia em presença de púrpura trombocitopênica.

Tempo de isolamento

Rubéola Adquirida : O doente hospitalizado deve ser mantido em isolamento durante 5 dias após o aparecimento do exantema. Em domicílio, o paciente será orientado para evitar contato com as pessoas suscetíveis, particulamente com gestantes.

Rubéola Congênita : A maioria dos recém - nascidos com rubéola congênita elimina prolongadamente o vírus a partir do momento do parto; se hospitalizados, devem ser mantidos em isolamento até que se prove, através de estudos virológicos, que deixaram de ser excretores. Os famíliares receberão orientação para que, em domicílio, seja evitado qualquer contato dessas crianças com gestantes.

Complicacões em adultos e crianças : Febre, artralgia ( dor nas articulações) e artrite ( inflamação nas articulações) são as complicações mais comuns da rubéola adquirida, obsrevadas em aproximadamente 10% das crianças. Tenossinovite ( inflamação na bainha do tendão), mialgia ( dor nos músculos) e neurite pereférica ( inflamação do nervo periférico) acompanham as vezes a artrite. Raramente ocorre meningoencefalite, púrpura trombocitopênica e outras alterações neurológicas.

Sequelas na gestação : Quando ocorre durante a gestação, a rubéola pode determinar malformações congênitas de extrema gravidade.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : vacina ou infecção prévia.

Escarlatina

Principais caracteríticas : Causada por bactéria, provoca erupção cutanêa que se dissemina rapidamente, alcançando sua maior intensidade no fim do primeiro dia da doença; com tratamento adequado verifica -se o desaparecimento espontâneo do eritema entre o sexto eo nono dia da evolução.

Principais sintomas : As erupções na pele são generalizadas e constituídas por macromáculas róseas confluentes.

Observa - se palidez perioral nas dobras cutanêas no nível das articulções ( punhos, axilas, cotovelos e quadris ).

Verifica -se também, a presença de faixas mais escuras, cor de vinho, de que fazem parte petéquias ( pequenos vasos que sangram próximos a pele deixando pequenas marcas parecendo "sangue pisado") e esquimoses ( manchas maiores de cor roxa/vinho, que também indicam sangramento) que podem ser encontradas em outras áreas da pele.

Tratamento : Antibioticoterapia : penicilina.

Meningite Meningocócica tipos A, B, C

Principais características: Doença meningocócica de caráter infectagioso que acontece predominantemente em crianças acima de 6 meses de idade. Possui caráter endêmico e ocorre em todo o mundo.

Incubação : Varia de 2 a 10 dias.

Principais sintomas : Febre alta, vômitos e lesões cutâneas ( petéquias e equimoses - manchas na pele, de cor vinho/roxa, que indicam sangramento).

Transmissão : Contato direto, atravé de secreções nasofaríngeas de portadores de assintomáticos da bactéria e de doentes.

Tratamento : Administração de antibiótico específico por 10 dias.

Isolamento : Até 24 horas após o ínicio do tratamento específico.

Diagnóstico : Exame da amostra do líquido cefalorraquidiano e do material obtido nas lesões da pele.

Complicações : No período de vigência da doença pode ocorrer convulsão. Na convalescença podem ocorrer alterações na visão e audição, e no grau de intelectualidade.

Prevenção : Evitar aglomerações durante períodos epidêmicos, e vacinar - se.







Fonte : SAÚDESAÚDE (INTERNET)

ESTE É UM ASSUNTO QUE INTERESSA A TODOS NÓS, AS VEZES O DESCONHECIMENTO NOS LEVA A ERROS QUE ATRASAM O TRATAMENTO E CONTAGIO NAS PESSSOAS PROXIMAS AO CONTAMINADO.

COM ESTA POSTAGEM ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO, COPIEM E DIVULGUEM EM SEUS BLOGG, OU REPASSEM ESSAS INFORMAÇÕES .

quinta-feira, 2 de abril de 2009

DITADOS POPULARES, SIGNIFICADO E ORIGEM

Ditados populares:
A gente, diariamente, usa certas expressões, como O pior cego é aquele que não quer ver, mas não tem idéia de como elas surgiram e o que significam.
Muitos desses ditados são seculares e foram exportados para o Brasil, com algumas pequenas alterações feitas pelo povão.
Eis 10 ditados, alguns bem conhecidos outos nem tanto, com seus significados e sua história.
O pior cego é o que não quer ver
Significado: Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.
Histórico: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D’Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.
Andar à toa
Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.
Histórico: Toa é a corda com que uma embarcação remboca a outra. Um navio que está “à toa” é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. Uma mulher à toa, por exemplo, é aquela que é comandada pelos outros. Jorge Ferreira de Vasconcelos já escrevia, em 1619: Cuidou de levar à toa sua dama.
Casa de mãe Joana
Significado: Onde vale tudo, todo mundo pode entrar, mandar, etc.
Histórico: Esta vem da Itália. Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença (1326-1382), liberou os bordéis em Avignon, onde estava refugiada, e mandou escrever nos estatutos:
“Que tenha uma porta por onde todos entrarão”. O lugar ficou conhecido como Paço de Mãe Joana, em Portugal. Ao vir para o Brasil a expressão virou “Casa da Mãe Joana”. A outra expressão envolvendo Mãe Joana, um tanto chula, tem a mesma origem, naturalmente.
Onde judas perdeu as botas
Significado: Lugar longe, distante, inacessível.
Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.
Quem não tem cão caça com gato
Significado: Ou seja, se você não pode fazer algo de uma maneira, se Vira e faz de outra.
Histórico: Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia “quem não tem cão caça como gato”, ou seja, se Esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.
Da pá virada
Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio.
Histórico: a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita. Hoje em dia, o sujeito da “pá virada”, parece-me, tem outro sentido. Ele é O “bom”. O significado das expressões mudam muito no Brasil com o passar do tempo.
Deixar de Nhenhenhém
Significado: Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona. Resmungo, rezinga.
Histórico: Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer “nhen-nhen-nhen”.
Estar de paquete
Significado: Situação das mulheres quando estão menstruadas.
Histórico: Paquete, já nos ensina o Aurélio, é um das denominações de navio. A partir de 1810, chegava um paquete mensalmente, no mesmo dia, no Rio de Janeiro. E a bandeira vermelha da Inglaterra tremulava. Daí logo se vulgarizou a expressão sobre o ciclo menstrual das mulheres. Foi até escrita uma “Convenção Sobre o Estabelecimento dos Paquetes”, referindo-se, é claro, aos navios mensais.
Pensando na morte da bezerra
Significado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo.
Histórico: Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar “pensando na morte da bezerra”. Consta que meses depois veio a falecer.
Não entender patavina
Significado: Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo.
Histórico: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso, originário de sua região. Nem todos entendiam. Daí surgiu o Patavinismo, que originariamente significava não entender Tito Lívio, não entender patavina.
Estes ditados, eu li em um jornal que ganhei no onibus, achei interessante, pois muitas vezes, ouvimos ou falamos e não sabemos o significado e nem a origem.
JORNAL SORRISO. EDIÇÃO 21/2009

Febre amarela

Entre no site: febreamarela.org.br










O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Causada por um gênero de vírus conhecido como flavivírus, a enfermidade apresenta duas formas de expressão, a urbana e a silvestre.



Febre Amarela Urbana e SilvestreA febre amarela silvestre ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana. O Aedes aegypti prolifera-se nas proximidades de habitações em recipientes que acumulam água limpa e parada, como vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.
Aedes aegypti
Modo de transmissãoA febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
Dúvidas Frequentes
Como se caracteriza uma epidemia de febre amarela? Quantas pessoas com a doença precisam ser identificadas?A epidemia não se restringe a uma área. Considera-se epidemia quando a doença atinge uma grande parte de municípios, de um estado, outras áreas territoriais e às vezes até de outros estados.
Existe alguma relação entre o retorno da febre amarela com o aquecimento global? Nesse momento, não se pode culpar o aquecimento global pelo que está acontecendo no Brasil. Mas, quando há aumento de temperatura, aumenta consequentemente a quantidade de chuvas e isso tem influência no aumento da população dos mosquitos , que são os vetores da doença.